arte
Carta aos Leitores
Lançamos no mês de julho a Cartilha do Mercado Livre de Energia Elétrica – um guia básico para consumidores potencialmente livre e especiais.
(leia mais)
Abraceel lança a Cartilha do Mercado Livre
A Abraceel lançou no mês de julho a cartilha Mercado Livre de Energia Elétrica – um guia básico para consumidores potencialmente livres e especiais.
(leia mais)
Primeiros comercializadores varejistas são habilitados na CCEE
Comerc Power, CPFL Brasil Varejista e Ekce foram os primeiros Comercializadores Varejistas habilitados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE no dia 20.07. (leia mais)
“Energia Livre – Isso é da sua conta” – Apoie essa ideia!
A Campanha “Energia Livre – Isso é da sua conta” foi lançada no dia 25.07, com o apoio da Abraceel, com o objetivo de informar e conscientizar a população das vantagens da portabilidade da conta de luz, consolidando o tema na agenda política brasileira. (leia mais)

Carta aos Leitores

Caro leitor,

Lançamos no mês de julho a Cartilha do Mercado Livre de Energia Elétrica – um guia básico para consumidores potencialmente livre e especiais. Em um momento de intensa migração de consumidores do mercado cativo para o mercado livre, a Cartilha consolida o compromisso da Abraceel de promover o desenvolvimento do mercado livre de energia elétrica no País e desmistificar esse ambiente de negócio, esclarecendo as dúvidas que normalmente antecedem o processo de migração. Se você tiver interesse em adquirir gratuitamente um exemplar da nossa Cartilha, basta entrar em contato no e-mail abraceel@abraceel.com.br.

Também foi lançada a campanha “Energia Livre – Isso é da sua conta!”, apoiada pela Abraceel, que por meio das redes sociais, permite que a população brasileira tenha maior proximidade com o tema da portabilidade da conta de luz. Foi lançada uma página no Facebook e um hotsite explicando o que é o mercado livre e quais os benefícios de poder escolher seu próprio fornecedor de energia (para conhecer a página da campanha clique aqui e para acessar o hotsite clique aqui). O hotsite também permite que os brasileiros que concordarem com a tese da portabilidade assinem um abaixo-assinado. Dessa forma, os tomadores de decisão terão mais um indicativo sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor elétrico.

Se você deseja conhecer mais sobre a Abraceel, sobre o nosso mercado livre de energia elétrica e as empresas que nele atuam, entre em contato com a nossa associação. Estamos permanentemente à disposição para esclarecer os benefícios que o mercado livre gera para os consumidores brasileiros.

Atenciosamente,

Mikio Kawai Junior
Conselheiro da Abraceel
www.abraceel.com.br

    » voltar para o topo

Abraceel lança a Cartilha do Mercado Livre

A Abraceel lançou no mês de julho a cartilha Mercado Livre de Energia Elétrica – um guia básico para consumidores potencialmente livres e especiais. O objetivo da cartilha é desmistificar o ambiente de negócio, esclarecer as dúvidas que antecedem o processo de migração, a partir da exposição dos conceitos básicos do exercício da liberdade de escolha do fornecedor e do detalhamento das regras aplicáveis e das oportunidades oferecidas.

Em parceria com a Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Abraceel realizou o seminário Mercado Livre de Energia, no dia 05.07, na sede da Abimaq, em São Paulo, ocasião em que a cartilha foi lançada. Com 84 fabricantes de equipamento presentes, todos potenciais clientes do mercado livre de energia, Reginaldo Medeiros e Rodolfo Aiex (Gerente Executivo de Atendimento da CCEE) apresentaram o funcionamento do mercado livre e as etapas do processo de migração. No encontro, estava disponível para os participantes utilizarem o totem da campanha de mídia da Abraceel 2016 que permite aos consumidores residenciais simular a economia na sua conta de luz, caso tivesse acesso ao mercado livre de energia. A CCEE, por sua vez, montou um balcão de dúvidas no evento para que os consumidores pudessem tirar suas dúvidas relacionadas ao processo de migração para o mercado livre.

   » voltar para o topo

Primeiros comercializadores varejistas são habilitados na CCEE

Comerc Power, CPFL Brasil Varejista e Ekce foram os primeiros Comercializadores Varejistas habilitados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE no dia 20.07. As empresas fazem parte da Comerc Energia, do grupo CPFL e da Elektro respectivamente. Outras duas empresas estão com o processo em andamento: Nova Energia e Safira.

Os primeiros varejistas representarão as empresas de médio porte entre consumidores livres e especiais e geradores que não queiram aderir diretamente à CCEE, sendo responsáveis pelo cumprimento de todas as obrigações perante à Câmara, desde a habilitação técnica para modelagem, quanto às obrigações financeiras como liquidações e encargos, entre outros. O objetivo é tornar mais simples a atuação de empresas de menor porte no mercado livre, reduzindo a complexidade da adesão e facilitando o desenvolvimento de novos produtos e atendimentos aos clientes do nosso mercado.

Destacamos a atuação da Câmara, que teve um papel fundamental na implantação do novo perfil de agente. Além de ter elaborado a proposta para criação do comercializador varejista e apoiado a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel durante todo o desenvolvimento da regulamentação, a CCEE operacionalizou a nova atividade adaptando sistemas e processos.

   » voltar para o topo

“Energia Livre – Isso é da sua conta” – Apoie essa ideia!

A Campanha “Energia Livre – Isso é da sua conta” foi lançada no dia 25.07, com o apoio da Abraceel, com o objetivo de informar e conscientizar a população das vantagens da portabilidade da conta de luz, consolidando o tema na agenda política brasileira. A campanha defende o inalienável direito de cada brasileiro escolher o seu fornecedor de energia, desejo explicitado por 73% da população, de acordo com a pesquisa Ibope/Abraceel realizada em maio de 2016. A portabilidade na conta de luz trará maior competitividade ao setor elétrico, o que deve estimular as empresas a melhorar os serviços prestados e oferecer preços mais competitivos e atrativos ao País e a novos investidores, bem como fomentar o investimento em fontes limpas de energia.

Por meio do site www.queroenergialivre.com.br, empresas, entidades setoriais e pessoas físicas poderão defender a tese da portabilidade da conta de luz. Foi disponibilizado um abaixo-assinado, por meio do qual o cidadão pode formalizar sua favorabilidade ao direito de escolher seu fornecedor de energia, direito previsto no Projeto de Lei 1917 de 2015 e no Projeto de Lei do Senado 232 de 2016. Além do abaixo-assinado, o hotsite apresenta uma série de informações sobre o mercado livre de energia, tal como o vídeo explicativo “O que é o mercado livre?”, a pesquisa IBOPE realizada em 2016, os projetos de lei da portabilidade da conta de luz e o simulador que calcula quanto seria a conta de luz do consumidor residencial, caso tivesse acesso ao mercado livre.

Ademais, há página no Facebook e Twitter, onde estão sendo disponibilizadas informações gerais sobre a campanha e sobre o mercado livre de energia. Destaca-se que, em uma semana de campanha, mais de sete mil pessoas foram impactadas via Facebook, mais de mil e quinhentas via Twitter e foram colhidas mais de quinhentas assinaturas no abaixo-assinado.

   » voltar para o topo

EM DIA:

Abraceel se reúne com MME e MDIC
A Abraceel realizou, em 15.07, reunião com o secretário executivo de minas e energia Paulo Pedrosa e o presidente da EPE, Luiz Barroso. Na pauta, procedimentos de formação do preço de liquidação das diferenças, financiamento de novos projetos no mercado livre, sobrecontratação das distribuidoras e abertura do mercado livre de energia. Posteriormente, no dia 20.07, a associação se reuniu com o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, para apresentar a proposta de abertura do mercado livre à indústria.

Banco Mundial apoia mercado livre
A Abraceel recebeu, em 12.07, representantes do Banco Mundial, uma agência especializada e independente do Sistema das Nações Unidas, que atualmente é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento. Em missão no Brasil, o Banco visitou nos últimos dias órgãos do governo, como o MME, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e agências reguladoras (Aneel e ANP). Selecionou também algumas instituições privadas que poderiam contribuir com o estudo que será realizado. O objetivo da visita ao Brasil é colher subsídios para um trabalho sobre o mercado energético, especificadamente sobre gás, eletricidade e renováveis. A missão tem o apoio do governo brasileiro. Na reunião com Reginaldo Medeiros estavam o Sr. Antônio Barbalho, Gerente de Práticas de Energia e Indústria, e o Sr. Luiz Maurer, líder dos especialistas em energia do Banco Mundial.

Associe-se à ABRACEEL

Como outras organizações empresariais, a Abraceel se esforça para atender às necessidades de seus associados nos campos institucional, técnico e político. No entanto, ao contrário de outras associações, a Abraceel também se caracteriza como um promissor ambiente de negócios, onde as empresas se conhecem e fecham contratos entre si.

A associação dispõe de um grupo técnico extremamente atuante, cujo foco está permanentemente direcionado para os aspectos regulatórios que impactam o ambiente de comercialização. Nas sextas-feiras, a Diretoria-Executiva encaminha aos associados, com exclusividade, uma newsletter eletrônica, contendo uma análise de decisões do governo e do regulador bem como um relato sobre as atividades desenvolvidas ao longo da semana e as perspectivas para a próxima. Dessa forma, os associados da Abraceel não precisam investir no complexo monitoramento político/regulatório do setor elétrico.

A governança da Abraceel é bastante simples. As empresas associadas não sofrem discriminação, do ponto de vista estatutário, e todas pagam o mesmo valor de mensalidade, com direitos iguais nas assembléias, independentemente do porte. As empresas associadas indicam os seus representantes oficiais, os quais, na assembléia geral, elegem por voto direto e secreto os oito conselheiros. Cabe aos conselheiros contratar e avaliar a performance dos integrantes da Diretoria-Executiva.

Embora originalmente tenha sido constituída como uma associação de comercializadores de energia elétrica autorizados a funcionar pela Aneel, a Abraceel, hoje, está aberta à filiação de comercializadores de energia em geral: não apenas de energia elétrica, mas, também, de gás natural, etanol e créditos de carbono, inclusive agentes de geração. Caso a sua empresa queira conhecer mais a Abraceel ou queira se filiar, entre em contato com a Diretoria-Executiva, através do e-mail abraceel@abraceel.com.br ou então do telefone 61.3223.0081.

    » voltar para o topo

rodape