ENGLISH VERSION

CONSELHO +A -A

Ricardo Lisboa | Presidente

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Iniciou a carreira profissional no mercado financeiro, nas mesas de operação do Unibanco e do CreditSuisse First Boston, com ênfase na operação de juros e câmbio nos mercados do Brasil e Chile. Ingressou no setor elétrico em 1998, logo no início das atividades da Enron América do Sul, tendo participado do desenvolvimento da estratégia e da implantação da comercializadora de energia da companhia no Brasil. Deixou a Enron para fundar a Delta Comercializadora de Energia, empresa associada da Abraceel desde 2002, sendo uma das pioneiras em comercialização de energia elétrica no Brasil. A partir de 2006, a Delta assumiu o papel de trading de commodities, indo além da área de energia elétrica e passou a atuar nos setores de etanol (tancagem e trading internacional) e biodiesel (produção), com escritórios nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Rio Brilhante (MS) e nos Estados Unidos e na Europa. Foi eleito em março de 2011 para o Conselho de Administração da Abraceel, sendo reeleito presidente em março de 2019.

Alessandro de Brito Cunha | Vice-Presidente

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, com MBA em Direito Tributário e LLM em Direito Empresarial. Iniciou sua carreira no setor elétrico em 2012, através do Brito Cunha Advogados Associados, escritório de advocacia especializado no setor elétrico. Fundou em 2014 a BC Comercializadora de Energia que além de ser pioneira, tornou-se a maior comercializadora de energia elétrica do Centro-Oeste. Além da comercialização de energia elétrica, o Grupo BC energia atua na prestação de serviços de consultoria e assessoria para consumidores e geradores no ambiente de contratação livre de energia, na geração de energia voltada para o mercado livre e geração distribuída.

Daniel Marrocos | Vice-Presidente

Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, Daniel Marrocos Camposilvan é sócio na Newcom Energia estando à frente de sua operação desde agosto de 2018. Iniciou sua carreira em 2000 no CEPEL, no desenvolvimento de ferramentas para avaliação de investimentos em geração de energia em mercados competitivos, tendo também atuado na CCEE como Assessor do Conselho de Administração. Ingressou na comercializadora de energia do grupo CPFL em 2007, tendo atuado como comercializador de energia na mesa de comercialização, implantou e foi gerente da área de inteligência de mercado e foi diretor de mercado. Respondeu pela presidência da comercializadora de energia do grupo CPFL de 2015 à julho de 2018. Foi eleito conselheiro da Abraceel em 08 de março de 2017, tendo deixado o Conselho em 31 de julho de 2018 para assumir a empresa Newcom. Na eleição de março de 2019, retornou para o Conselho da Associação.

Eduardo Takamori | Vice-Presidente

Eduardo Takamori se formou em Engenharia Elétrica na UFSC, com especializações em sistemas de potência e posteriormente em gestão empresarial. Iniciou sua carreira profissional na ENGIE em 2001 ainda como estagiário e permanece lá desde então, passando pelas diretorias de Operação, Planejamento e Comercialização de Energia, Financeira e mais recentemente na Diretoria de Estratégia e Regulação de Energia. Atualmente ocupa a posição de Gerente de Assuntos Regulatórios e de Mercado e é membro do Conselho de Administração da ENGIE Geração Solar Distribuída.

Luiz Henrique Macedo | Vice-Presidente

Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Goiás com Mestrado em Telecomunicações e Doutorado em Processamento de Sinais pela PUC-Rio. Em 2003, iniciou no Setor de Energia, na Engenho Consultoria, onde atuou em projetos de P&D nas áreas de: previsão de consumo, estratégias de leilões, regras de comercialização, projeção de PLD e análise climatológica. Em 2012, fundou com o sócio Daniel Sica a Climenergy, comercializadora com foco em análise fundamentalista de clima. Em novembro de 2013, a equipe iniciou as operação da Clime Trading em conjunto com a RR Participações. Em setembro de 2014, fundaram a WX Energy Comercializadora, que recebeu investimento da Raízen, em julho de 2018.

Paulo Tarso Fournier de Araújo | Vice-Presidente

Formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da UFRJ e pós-graduado em Economia e Gestão em Energia pela COPPEAD/UFRJ. Atuou no início de carreira, entre 2001 e 2006 como Engenheiro de Manutenção e Automação nas empresas Lafarge e Furnas Centrais Elétricas. Ingressou em 2006 na Petrobras atuando deste então nas áreas de planejamento de marketing, estudos de mercado e inteligência competitiva sempre relacionadas aos mercados de Energia Elétrica e de Gás Natural. A partir de 2015 assumiu a área de Negociação de Contratos de Energia Petrobras e em 2016 foi convidado a ocupar o cargo de Diretor Presidente da Petrobras Comercializadora de Energia, empresa associada da ABRACEEL desde 2004.

Rafael Villano Mathias | Vice-Presidente

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie, com MBA pelo INSPER, Rafael Villano Mathias é sócio-fundador e diretor da Capitale Energia. Iniciou sua carreira no mercado financeiro, na área de crédito do Unibanco e, posteriormente, na Mesa Corporate do ING Bank. Ingressou no setor elétrico em 2003, na Delta Energia, sendo responsável pela área de operações e back office. Posteriormente, entre 2007 a 2010, trabalhou na EDP, sendo co-responsável pela mesa de trading e operações estruturadas. Em 2010, fundou a Capitale Energia. Em 2012, o Pátria Investimentos se tornou acionista da empresa, trazendo uma sólida estrutura financeira para a Capitale Energia. No ano de 2015, os sócios fundadores recompraram a participação do Pátria Investimentos, retomando 100% do capital da empresa. A partir de 2016, a Capitale passa a ter um maior foco na base de clientes e investimentos em ativos de geração. Em 2018, ocorre a fundação da ZEG, empresa que desenvolve e implementa projetos de energia limpa, descentralizada, distribuída e possui frentes de negócio nas áreas solar, hídrica, biogás e resíduos. Foi eleito para o cargo de conselheiro da Abraceel em março de 2015, sendo reeleito em 08 de março de 2017 e março de 2019.

Ricardo Motoyama | Vice-Presidente

Administrador de Empresas formado pela EAESP/FGV, com passagem como aluno estrangeiro na Tulane University – EUA, especialização em Economia Financeira pela Unicamp e MBA Executivo pelo Insper. Atuou na FMC Agricultural Products, na área de Tesouraria, de 2003 a 2007 e na Elektro, de 2007 a 2012, em cargos gerenciais nas áreas de tesouraria, desenvolvimento de negócios, planejamento estratégico e controladoria. Em 2012 ingressou no Grupo CPFL atuando como Diretor de Desenvolvimento de Negócios e desde 2017 atua na comercializadora do Grupo CPFL, aonde atualmente é Diretor Presidente de Comercialização da CPFL Soluções.
CERTIFICADO DE OPERADOR
DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA
CLIQUE AQUI

Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia - Desenvolvimento ZONAElétrica